quarta-feira, 7 de outubro de 2015

INTERCÂMBIO DE GERAÇÕES: PORQUE VELHO OU NOVO É O SEU PONTO DE VISTA



RESUMO

       O fenômeno geral de envelhecimento das populações, conseqüência do aumento do tempo de vida, tem colocado em pauta a questão dos idosos na sociedade contemporânea. Embora a longevidade (processo inevitável e irreversível) seja uma relevante conquista da ciência, as pessoas sensatas são unânimes em afirmar que mais importante do que ter a existência prolongada é envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
       Segundo Simone de Beauvoir (1990), o progresso de uma sociedade pode ser medido pelo tipo de tratamento dispensado a seus velhos. Se em algumas sociedades antigas os idosos foram tratados de modo até cruel, é bem verdade, como assegura essa pensadora, que em outras eles desfrutaram de carinho e respeito.
         Uma política para o envelhecimento deve manter na comunidade o maior número de idosos. Nessa proposição, a assimilação de práticas alternativas de assistência a este segmento populacional deve valorizar um modo de vida ativo e integrado. Atualmente o descaso, o desrespeito e a falta de paciência dos jovens para com os idosos vêm crescendo, gerando conflitos entre gerações e exclusão dos idosos no meio social. Tal situação sugere uma reorientação da compreensão do envelhecimento já na escola, com a participação dos idosos reforçando valores e atitudes positivas em relação à velhice, com estímulo ao exercício da cidadania e solidariedade.
        O Papa Francisco fez a observação de que a sociedade não se “alargou” à vida e não se organizou o suficiente para dar lugar aos idosos com respeito e levando em consideração sua fragilidade.
        O Município de Aurora, no Estado do Ceará, apresenta realidades peculiares semelhantes à realidade nacional, é nesse contexto que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra vêm desenvolver o projeto: Intercâmbio de Gerações: porque velho ou novo é o seu ponto de vista, idealizado e realizado pelos alunos da 2ª e 3ª Série do Ensino Médio com orientação dos professores da Área de Ciências Humanas com a finalidade de estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade idosa, buscando minimizar o estigma a que sempre estão submetidos e a valorizar as potencialidades de cada participante.
        Para a realização do projeto busca-se um trabalho interdisciplinar, onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área. Que numa ação conjunta, possa lutar contra a marginalização do idoso, sujeitos promotores da HISTÓRIA.

PALAVRAS-CHAVE: Valorização, qualidade de vida, convívio, gerações experiência.

Não tenho caminho novo.
O que tenho de novo é
O jeito de caminhar. 






Nenhum comentário: