quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MEMÓRIAS DE UMA ROCEIRA DESTEMIDA.

Foto: Profa Vânia Campos


 
Memórias de Uma Roceira Destimida



Autora:Vania Campos.



Era tempo de verão quando as folhas da caatinga demonstravam rispidez de um sertão seco e árido, a pouca água que existia, se encontrava em cacimbões, pois o leito do riacho da cachoeira já estava ressequido.

O sertão ecoava numa poeira fumaçenta, um calor insuportável, era uma época muito dificil, não existia hospitais, era tudo muito rústico, nesse tempo somente existia as cachimbeiras e poucas parteiras para atender a toda região da sede e da ribeira do Rio Salgado.

No mês de novembro as dores do parto já sinalizavam os noves meses de gravidez de D. Paulina, um senhora de uma estatura aparentemente muito frágil, magra, baixa, mas de uma força interior muito forte, bondosa, altiva, determinada uma sertaneja forte, acostumada com as dificuldades e com as carências desta terra semi árida.

Ao verificar a situação da gravidez de D. Paulina, a parteira aconselhou a ir para a maternidade, o que a D. Paulina seguiu rigorosamente, porém na maternidade, recebeu outra orientação para ir para um centro mais desenvolvido, o que no dia 12 de novembro 1962, a destemida sertaneja já se encontrava em um dos leitos de um hospital na cidade do Crato-Ceará.

No dia 13 de novembro, ás oito e meia da noite, o choro de uma criança ressoava no hospital como um sinal de que mais uma, ao hálito oxigenado, respirar, para a alegria daquela família que tinha como sempre o hábito de rezar, de uma convivência em oração, e ali já se discutia o nome da criança bem como o batizado.

D. Paulina entregou a missão da escolha do nome a uma grande amiga que acompanhava tudo atentamente, a amiga fez uma lista de cinco nomes e repassou para D. Paluina que, de Véspera, organizou com os seu genitores o Batizado na igreja Matriz, tendo como padrinhos, os avós maternos, e assim, na pia batismal da Igreja matriz do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora, pelas mãos do Padre Francisco Luna Tavares – Padre Luna – A Futura Professora Vania Campos recebeu o sacramento do batismo.

Assim no meio campestre, em contato com a natureza, com uma vida simples, mais carregada de grande significação, Vânia vai apreciando os animais silvestres, as brincadeiras de bonecas, as primeiras lições sobre as orações, a respeitar os mais velhos, a preservar a natureza, ao gosto pela leitura que foi logo dado início pela sua genitora, que comprou uma carta de ABC, para alfabetizar a garotinaha que tinha uma sede muito grande pelos conhecimentos, e que, em poucos dias ou semanas, já conhecia todas as letras do alfabeto.

Vania dormia de rede e teve a oportunidade de conhecer uma vasta literatura de cordel, oral, pois seu querido pai, sempre ao balanço da rede cantava muitos poemas que valorizava o gosto e o valor pelas coisas simples do sertão como: Coco verde e Melancia,a história do cachorro Calar, Maria e seu potinho de Leite, O Matuto que nunca tinha ido a igreja e muitas outras.

No ano de 1969, na casa de D. Sinhara, que também era uma escola, num lindo pavilhão a frente, que na verdade não passava de um alpendre, todos os alunos perfilados sentavam num grande banco onde recebiam as orientações da professora Margarida, assim se pode afirmar que não existia bancos ou carteiras individuais, todos juntos num verdeiro seriado, pois uns já dominavam algum tipo de conhecimetno, outros estavam começando, era uma verdadeira salada educacional, e um detalhe imprtante era que na hora de fazer a lição todos na primeira sala a beira de uma grande mesa a fazer as atividades acompanhados a vilgilância plena da professora Margarida.

Não tinha algazarra, nem recreação, nem tinha uniforme, nem transporte escolar, nem tinha a sineta para a horar marcar, Não tinha descanso nem hora para almoçar, não tinha briga nem confusão todos unidos na educação, que mesmo rústica tinha a atenção de todos e respeito, bem como a vontade de aprender, o ensino era do tipo tradicional, os únicos recursos pedagógicos era a Carta de ABC, o quadro negro de madeira pendurado na parede e um bituca de giz branco, assim era a educação na zona rural de Aurora, mais precisamente no Sítio Varzea de Pedra.

Coma apenas dois meses de Aulas na Casa da professora Margaria, Vania Campos foi transferida para a escola de D. Maria Sinhara, que para efeito didático ficava no terreiro da casa Escola de D. Margarida no já citado Sítio Varzea de Pedra, a realidade educacional da Casa Escola de D. Maria Sinhara era semelhante a casa Escola de D. Margarida, e neste ambiente rústico, de múltiplas carências, onde os alunos voltavam a pé para suas residências, eram conhecidas a árvores frondosas dos pés de juazeiros, pés de oiticica, pés de Pau -Branco, pés de Cajá onde a turma descansava quando o sol estava a pino.

Ao regresso as suas casas os alunos sempre levavam as tarefas de casa que eram sempre feitas ao entardecer, pois não existia energia elétrica, é neste ambiente campeste, rurícola, sertanejo, mas acolhedor que a professora Vania Campos fez o seu primeiro e segundo ano primário.

Um fato marcante vale registrar na formação educacional da professora Vania Campos, pois quando o seu pai comprou o seu primeiro livro, intitulado: livro Nordeste na livraria Progresso do Sr Pedro Fernandes, em Aurora ,a garota Vania não se fez de rogada e na feira do domingo, enquanto seu pai fazia as compras, ela sob uma banca da feira livre leu o livro de capa a capa, numa demonstração clara da dedicação da novel aprendiz sobre o mundo encantado do conhecimento.

No ano de 1969, um fato religioso marcou muito a formação da professora Vania Campos, pois foi neste ano que ela fez a sua primeira comunhão, os fatos: na época existia dias espefícos para O Exame de Catecismo, Confissão Auricular e a Solenidadee da Primeira Comunhão, o problema: como a roceira Vania Campos iria realizar estas ações se ela morava no Sítio Varzea de Pedra e as ações já descritas teria que ser efetuadas na sede da cidade ? Solução: a mãe da Vania, a já conhecida Sra Paulina em contado com uma bondosa senhora da cidade de Aurora conhecida como D. Coração, esta gentilmente, cedeu a sua casa para hospedar a garotinha Vania Campos e sua genitora com fins a realizar as atividades da preparação e efetivação da primeira comunhão – que foi realizada com sucessso pleno na da Igreja do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora – Ceará com uma missa de encerrramento celebrada pelo padre Francisco de Luna Tavares – Padre Luna.

No segundo semestre de 1972, D. Paulina verificando que o estudo da zona rural ficava muito a desejar, e, em contato com a professora Aurineide Fernandes, providenciou a vinda da Futura Professora Vania Campos para a sede do municipio de Aurora, com residência na casa da Senhora D. Saraiva, sua Avó paterna, na rua Cel José Leite no Bairro Araçá.

Ainda no mês de agosto de 1972 fez sua matrícula no segundo ano primário na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra tendo com professora a Srta Aurineide Fernandes mais conhecida como professora Neidinha, vale registrar que na época a Escola possuia somente o ensino Fundamental Menor e apenas 04 salas de Aulas, O Espaço era muito grande com um muro cheio de ervas, capins uma cacimba e uma belissima gruta em homenagem a Nossa Senhor de Fátima,

Antes das aulas sempre existia o toque da sineta onde a diretora organizava os alunos para: a reza de um mistério do terço, o canto do Hino Nacional, o Hino da Bandeira ou o Hino do Marinheiro, todos os alunos devidamente perfilados em filas que ladeavam o recinto interno da Escola, e após, todos se dirigiam para as suas respectivas salas de aulas.

O Recreio se resumia a brincadeiras, como toca, esconde esconde, e outras, porém quando estavam cansadados e sedentos existiam vários potes onde os alunos bebiam água sempre cuada em um grande gardanapo próprio para tal fim; vale registar que não existia merenda escolar.

O uniforme era completo e obrigatório , blusa Branca com o Bolso timbrado com o Símbolo da escola, saia azul,meias brancas e o sapato conga azul, a turma geralmente tinha uns quarenta alunos, mistos e todos uniformezados, existia uma discrepacia muito forte entre os alunos no que diz respeito a idade, pois enquanto uns cursavam na idade certa, outras via de regra estavam fora da faiza etária.

Na sexta feira a noite, como de costume, o seu pai vinha bucá-la do Bairro Araçá para o Síto Vazea de pedra a sua residencia, em Aurora morava numa casa simples de piso atijolado, não tinha banheiro, não tinha fogão a gás, um fogão a lenha que ficava na cozinha, um quarto, uma sala, um corredor, não existia agua encanada, assim a Vãnia com a sua avó ia diarimanete ao açude do Recreio buscar água em latas na cabeça em cacimbas que se localizavam ao redor do açude Recreio
Ja a casa do seu pai ficava no Sitio Vazea de Pedra, era composta de duas sala, dois quartos, uma cozinha e dois alpendre um a frente da casa e outro bem atrás, nisto a futura professora Vãnia nos finais de Semana ajudava sua mãe nas tarefas cotidianas e retornava a Aurora na segunda feira pela manhã a cavalo, conduzida pelo se querido genitor.

A vida do professora Vania se resumia em, durante a semana, aulas na Escola Monsenhor Vicente Bezerra e nos finais de semana ajundando a sua mãe no sitio Varzea de Pedra no Munícipio de Aurora – Ceará.

Em 1975 a futura professora Vânia foi estudar no Ginásio Paroquial Sr. Menino Deus, no curso da 5ª série ginasial no turno manhã, a escola pertencia a paroquia do Sr Menino Deus, vale registrar que as aulas vagas eram preenchidas por valorosas palestras do notável diretor do educandário Padre Francisco França.

Vale registrar que nessa época O Ginásio Paroquial possuia uma belíssima Banda de Música para animar as festividades cívicas que sempre foram abrilhantadas com a presença marcante dos alunos numa prova de civilidade, cidadania e as festas do dia sete de setembro sempre foram eventos memoráveis, onde todas procuravam dar o máximo de si pra o sucesso pleno do evento.

Em 1979 Vania concluiu o ensino Basico na mesma escola, ou seja da 5ª série ao primeiro ano do ensino Basico ela estudou sequencialmelmente no Ginásio Paroquial sr Menino Deus.


No ano de 1980 Vania foi residir na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará, onde concluiu o 2º e o terceiro pedagógico na escola Normal Prof. Moreira de Souza.

No ano de 1985 prestou vestibular para o curso de Pedagogia no Centro de Formação de Professores – Campus V – Cajazeiras PB-, tendo aprovação e, durante o período de 1985 a 1988 passou a residir em Cajazeiras, onde concluiu o seu curso de pedagogia no ano de 1988.

No ano de 1988 a Srta Vânia Campos contraiu casamento com o Jovem José Menezes a cerimônia teve lugar no Sitio Varzea de Pedra na residência dos pais de Vania campos, tendo como celebrante o então pároco de Aurora Frei Jeremias Saraiva Teles.

Após casamento, a Sra Vania Campos passou a morar na Vila Paulo Gonçalves em Aurora.

Em 1989 nasceu um casal de Gêmeos, Danúbio Campos Menezes e Denise Campos Menezes.

No ano de 1992 foi convidada para substituir a professora Francisca Tavares Ramalho na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra por um periodo de 2 meses.

No ano de 1993 e 1994 foi contratada pela Escola Tabelião José Pinto Quezado como professora temporária.

No ano de 1995 e 1996 foi contratata pela Escola Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra como professora temporária

No ano de 1996/ 1997 – fez o curso de Pós Gradução em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.

No ano de 1997 prestou concurso público na Rede Oficial de Educação do Estado do Ceará para professores.


No ano de 1998, aṕós aprovação em concurso público foi lotada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Escola pertencente a Rede Pública Estadual de Ensino.

A professora vânia, agora, como professora da Rede Pública Estadual do Ceará passou a ser orientadora de Aprendizagem no Programa Telensino ofertado pelo Estado do Ceará e na Sequência o Telecurso 2000 no Tempo de Avançar no Ensino Fundamental e Médio; na sequência a professora passou a lecionar a disciplina de língua portuguesa no Ensino Fundamental. Registre-se em tempo hábil que todas as atividades da professora Vânia Campos, as concursada foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra; Escola pertencente a Rede blica  Estadual de Ensino Localizada na Rua Cel José Leite s/n no Bairro do Araçá - Aurora - Ceará

Nenhum comentário: