quinta-feira, 17 de abril de 2014

POSSE DE PADRE FRANCISCO LUNA TAVARES (PADRE LUNA)- COMO PÁROCO DA CIDADE DE AURORA –CEARÁ.

FESTA DOS 50 DE CASADOS DOS PAIS DE PADRE LUNA- 1956, FONTE: ARQUIVO DE FCA..FRANSINETE LUNA.


POSSE DE PADRE FRANCISCO  LUNA TAVARES (PADRE LUNA)- COMO PÁROCO DA CIDADE DE AURORA –CEARÁ.

No dia 22de abril do ano de 1957, o Padre Francisco  Luna Tavares (PE LUNA) publica as notas finais para o livro de tombo da Matriz do Senhor Menino Deus de Aurora, “ao tempo em que  ainda  no ano  de 1956 celebrou jubilosamente os 50 anos de casados de seus queridos pais na igreja do Senhor Menino Deus{como vigário ecônomo }com a presença  do Exmo Sr. Bispo da diocese do Crato, Francisco de Assis Pires,numa festa que mobilizara todos os seus parentes a expansão da fé católica no seio da família Luna na região do Cariri cearense-Como epicentro A Igreja Matriz do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora no Estado do Ceará.”

RELATO DE PADRE LUNA

Preparava-se Monsenhor Vicente Bezerra para celebrar as “Bodas  de ouro” de seu sacerdócio, o que ocorreria aos 28 de março  de 1953, quando Deus o chamou para a mansão dos justos no dia 1º de fevereiro,1953, menos de dois meses antes de seu jubileu sacerdotal. A 16 de outubro de 1951 havia sido agraciado pelo Santo Papa Pio XII com o Titulo de Monsenhor.

Faleceu,  O Monsenhor Vicente Bezerra, aos 72 anos de idade, 50 anos de sacerdócio e 47 anos de paroquiato na Terra do Menino Deus- Aurora(CE). Seu corpo foi sepultado no cemitério de São Francisco na área reservada aos cléricos de São Pedro, e esperamos que quando for exumado, os ossos venham para a sua igreja de Aurora-Ceará.

E Hoje, passados mais de 04 anos de sua morte, quando por bula pontifícia de 09 de janeiro de 1957 fui nomeado PÁROCO, desta mesma freguesia, até então vaga de pároco e ocupada por mim mesmo como vigário Ecônomo, lavrei este termo- notícia que mesmo e atento ser conforme a verdade de mim, conhecida e encontrada nesta Freguesia e com este presente termo, escrevo neste livro que remonta ainda ao 2º vigário desta freguesia, padre Augusto Barbosa de Menezes, e em testemunho da Verdade, assino. Aurora (CE); 22 de abril de 1957 (2º feira de Páscoa), Padre Francisco Luna Tavares – Pároco.

Luiz Domingos de Luna
Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente e Bezerra.

Referência Bibliográfica

Calixto Júnior, João Tavares
Venda Grande d’Aurora/ João Tavares Calixto Júnior- Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012- páginas, 244,245,246,247.

Entrevista com a Professora Severina Luna Macedo realizada no dia 17 de abril, 2014- na sua residência na Cidade de Aurora- Ceará.

Nenhum comentário: